UBV Pesado (Fumacê) chega à Ribas do Rio Pardo para auxiliar Agentes de Endemias no Combate ao Aedes Aegypti

11/03/2019 17h05

Aumento drástico nas notificações de suspeita de dengue leva prefeito a solicitar unidade UBV pesada para Ribas.

Ribas do Rio Pardo está enfrentando um aumento drástico nas notificações de casos suspeitos de dengue. De acordo com o coordenador de endemias municipal, Fernando Brocco, já foram 121 notificações e 16 casos confirmados, esses números colocaram a equipe em alerta, com intensificação de trabalho de área de campo, com uso de bomba costal, entre outras ações.

Chegou a Ribas do Rio Pardo hoje (08), o tão esperado veículo UBV (Ultra Baixo Volume) pesado, popularmente conhecido como "fumacê". O veículo irá percorrer 328 dos 361 quarteirões existentes na cidade, fazendo a pulverização do inseticida que mata o Aedes Aegipti, transmissor da dengue e outras doenças, como zika e chikungunya

Os representantes da Coordenação Estadual de Vetores, Sr. Nogueira e Sr. Mario Jânio, que estão acompanhando a ação em Ribas do Rio Pardo, desatacaram que o inseticida não tem efeito residual, ou seja, efeito posterior a aplicação, sendo assim, serão mortos somente insetos que tiverem contato com o produto, enfatizaram por esse motivo, a importância da manutenção pelos moradores, eliminando criadouros, uma vez que de acordo com levantamentos, 80% dos criadouros estão dentro de quintais habitados.

Fernando Brocco, informou ainda que na próxima segunda- feira (11), terá início por toda a cidade um mutirão para descoberta e eliminação de criadouros.

Ao ser questionado, sobre o assunto, o prefeito municipal, Paulo Cesar Lima Silveira, destacou: "Solicitamos ao Governo do Estado e fomos atendidos com a vinda do fumacê para Ribas. Nós temos que nos unir agora na luta contra o Mosquito da Dengue, manter sempre os criadouros do mosquito tampados evitando acúmulo de água. Que a população possa também colaborar com a recepção dos nossos agentes de endemias que tanto tem se esforçado no combate à dengue".