Secretaria Municipal de Saúde inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe)

11/04/2019 08h55

A vacinação ocorrerá de acordo com o cronograma definido pelo Ministério da Saúde que ocorrerá de entre os dias 10 de abril e 31 de maio de 2019 e os Postos de Vacinação contra a Influenza são o ESF Miguel Pereira, ESF São João e Posto de Saúde Central.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta quarta-feira (10) em todo o país. A Secretaria Municipal de Saúde de Ribas do Rio Pardo realizará a vacinação de acordo com o cronograma definido pelo Ministério da Saúde que ocorrerá de entre os dias 10 de abril e 31 de maio de 2019.

Os Postos de Vacinação contra a Influenza são o ESF Miguel Pereira, ESF São João e Posto de Saúde Central. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Helenice Falcão, a meta estabelecida pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% dos grupos elegíveis para a vacinação contra o vírus.

Quais são os grupos prioritários para vacinação?

• Crianças de seis meses a menores de seis anos;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Profissionais de Saúde;
  • Povos indígenas (apenas aldeados);
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra s condições clínicas especiais independentemente da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas) (A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.);
  • Os professores do ensino básico (Ensino Regular, Especial e/ou Educação de Jovens e Adultos-EJA) e superior das escolas públicas e privadas.

O dia D de mobilização, será o dia em que postos de todo o Brasil, inclusive em nossa cidade estarão abertos, o que ocorrerá no dia 4 de maio. De acordo com informações do Ministério da Saúde somente neste ano, até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos.

**Para mais informações sobre vacinação o cidadão deverá procurar os postos de vacinação indicados anteriormente que são o ESF Miguel Pereira, ESF São João e Posto de Saúde Central. **