Prefeitura de Ribas do Rio Pardo intensifica ações de combate ao Mosquito Aedes aegypti transmissor do vírus da Dengue

03/04/2019 13h14

A Administração Municipal tem utilizado de diversos veículos de comunicação e principalmente pessoal especializado para levar informações da importância de prevenir para que não haja criadouros do mosquito nos lares.

A Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo através da Vigilância em Saúde, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde intensificou nos últimos dias os trabalhos de combate à Dengue no município. Desde janeiro de 2019 as equipes de Agente de Endemias e de Saúde têm realizado trabalhos de conscientização com a população como palestras e visitas diárias nos lares dos moradores. O trabalho tem como objetivo conscientizar a população para que cuidem melhor de seus quintais evitando deixar recipientes destampados ou sacos plásticos que possam acumular água e servirem de criador para o mosquito Aedes aegypti, responsável pelo vírus da dengue.

No mês de março as equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram diversos mutirões e também a utilização do UBV Costal e UBV Pesado, enviado pelo Governo do Estado para auxiliar no combate à dengue, tendo em vista vários casos confirmados no município de Ribas do Rio Pardo.

Em locais onde existem moradores com suspeitas de terem contraído o vírus da Dengue as equipes de Coordenação de Vetores são informadas logo em seguida pelo Hospital 19 de Março e ESF para realização dos trabalhos de bloqueio, que são feitos ao em torno da propriedade, abrangendo uma área de mais de 300 metros do foco identificado. De acordo com o Coordenador de Endemias, Fernando Brocco, já foram mais de 121 notificações e mais de 16 casos confirmados, esses números colocaram a equipe em alerta, com intensificação de trabalho de área de campo, com uso de bomba costal, entre outras ações.

Está no Município há mais de um mês o veículo UBV (Ultra Baixo Volume) pesado, popularmente conhecido como "fumacê". O veículo já percorreu toda a cidade diversas vezes fazendo a pulverização do inseticida que mata o Aedes Aegipti, transmissor da dengue e outras doenças, como zika e chikungunya.

Os técnicos e equipe têm se esforçado em atender com qualidade a população e colaborar para que os casos não cresçam no Município, afim de evitar uma grande epidemia como já identificada em diversos Municípios de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Por isto é importante destacar que o principal colaborador nesta guerra contra o mosquito Aedes aegypti é a própria população que precisa se conscientizar e colaborar realizando a limpeza de materiais em sua propriedade e também permitir a entrada de agentes de endemias e a utilização do UBV Costa em suas residências.