Prefeitura apoia campanha de doação de sangue em Ribas

04/07/2018 10h24

Todos os doadores devem apresentar um documento oficial com foto

Digite a legenda da foto aqui.

No próximo sábado (14) será realizada em Ribas do Rio Pardo uma campanha de doação de sangue no posto de saúde central. A coleta começa a partir das 7h30min e vai até as 15h. A iniciativa é do Rotary Club da cidade, em parceria com o Hemosul e conta com o apoio da Prefeitura.

O QUE É PRECISO PARA DOAR

Estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores, com 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou dos responsáveis legais. É preciso pesar no mínimo 55kg e estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Todos os doadores devem apresentar um documento oficial com foto.

RECOMENDAÇÕES

Não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação, tomar cafá da manhã antes de doar e evitar alimentos gordurosos pelo menos quatro horas antes da coleta.

EXAMES REALIZADOS

A amostra de sangue colhida permite que sejam feitos exames de tipagem sanguínea, Doença de Chagas, Sífilis, Hepatites B e C, HIV I e II e HTLV.

DOENÇAS QUE IMPEDEM A DOAÇÃO

Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Fonte: HEMOSUL