Hospital 19 de Março conta agora com Arco Cirúrgico para realização de cirurgias ortopédicas em Ribas do Rio Pardo

07/03/2019 08h06

Através de Emenda Parlamentar o Município de Ribas do Rio Pardo adquiriu um Arco Cirúrgico para realização de procedimentos ortopédicos de pequeno e médio porte no valor de R$ 310.000,00.


 
Por: Assessoria de Comunicação
 

Através de Emenda Parlamentar o Município de Ribas do Rio Pardo recebeu investimentos para compra de Arco Cirúrgico para o Hospital 19 de Março. O recurso garantido através de emenda parlamentar do Deputado Federal Geraldo Resende, atualmente Secretário de Estado de Saúde do Governo do Estado totalizou investimentos de R$ 310.000,00 (Trezentos e dez mil reais).

No passado, o hospital 19 de Março realizava apenas cirurgias ortopédicas de baixa energia, com fraturas simples ou apenas lesões de tendões. Com a vinda do Arco Cirúrgico serão permitidas a realização de cirurgias em fraturas articulares. Com o novo aparelho será possível realizar as operações sem abrir totalmente a área de fratura, sendo feita a manipulação do membro utilizando pinos sem a necessidade de grande abertura do ferimento.

Maria Helena Costa Vieira, Médica Ortopedista, especialista em Cirurgia do Tornozelo e Pé que atende em Ribas há vários anos, realiza esses atendimentos de pequeno e médio porte, fraturas não articulares. "A vinda do Arco Cirúrgico será a possibilidade de realização de maior número de procedimentos ortopédicos em Ribas sem necessidade de encaminhamento para Campo Grande ou locais que tinham o arco cirúrgico", destacou.

Além de realizar os procedimentos no próprio Hospital, haverá uma diminuição de custos para prefeitura, pois existe um grande custo com transporte para pacientes, sem contar as dificuldades que o paciente enfrenta durante o pós-operatório tendo que ter acompanhante e grandes custos para família.

Com o arco cirúrgico existe também a possibilidade de realização de convênios com outras cidades da região, para que elas também deixem de encaminhar seus pacientes para os grandes centros e também possam ser atendidas em Ribas do Rio Pardo. Por diversas vezes pacientes que precisam fazer cirurgias e ficam esperando semanas e até meses aguardando a data para realização de cirurgia, agora o processo será mais rápido, atendendo melhor a comunidade.

"Estamos felizes pela aquisição e temos a certeza de que agora a população contará com uma estrutura moderna e adequada para realização destes procedimentos. Agradecemos ao Geraldo Resende pela destinação de emenda parlamentar e temos a certeza de que este trabalho beneficiará e fará com que o município tenha uma grande economia de gastos e também que minimizará os transtornos para o paciente com seu deslocamento para outras cidades", destacou o Prefeito Municipal Paulo Cesar Lima Silveira.

O Arco Cirúrgico diferencia o Hospital de Ribas do Rio Pardo diferencia dos demais hospitais por esta possibilidade de realização de maior número de atendimentos, realizando agora procedimentos de pequeno e médio porte, até de grandes portes dependendo das condições clinicas do paciente.

O aparelho é de marca Philips e para melhor realização dos procedimentos a equipe do Hospital 19 de Março receberá nos dias 12 e 13 de março treinamentos para manipulação do equipamento durante os atendimentos.