ESF Estoril realiza pela segunda vez o Desfile de Mulheres na Campanha Outubro Rosa

26/10/2018 07h00

Na noite desta quinta-feira (25) a equipe do ESF Estoril realizou pela segunda vez o Desfile de Mulheres em comemoração à Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo despertar nas mulheres o interesse pela prevenção ao Câncer de Mama através do autoexame.

O desfile contou com uma equipe destinada para produção das mulheres que participaram do desfile, todas usuárias dos serviços do ESF em sua maior parte senhoras que com toda alegria desfilaram na passarela montada pela própria equipe. Antes de iniciar o desfile a Secretária Municipal de Saúde, Helenice Falcão, destacou a importância dos trabalhos que têm sido realizados pela equipe nesta Campanha Outubro Rosa e enfatizou que as ações são só o início dos trabalhos que serão empenhados na rede nos próximos meses.

O Outubro Rosa é uma Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Qualquer mulher que realizar o autoexame e notar qualquer diferença na mama, poderá procurar uma unidade de saúde no próprio Município e solicitar uma consulta com um médico para verificar à fundo a anomalia.

As ações da Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo nesta Campanha do outubro Rosa são referências no atendimento e na conscientização de mulheres para prevenção. A Rede Feminina de Combate ao Câncer, parceira na Campanha Outubro Rosa está com uma sala própria no Hospital 19 de Março, onde as mulheres podem buscar informações e solicitar consultas.

Além do Desfile, foram realizados sorteios de brindes entre os presentes e servido um delicioso café da tarde preparado por toda equipe do ESF Estoril. A Campanha Outubro Rosa se encerrará nesta sexta-feira e alcançou centenas de mulheres com palestras, café, exames clínicos e coletas de preventivos.