Equipes de Controle de Vetores intensificam os trabalhos de bloqueio e controle de focos do Mosquito Aedes aegypti em Ribas

13/02/2019 09h46

Com o período de chuvas constantes em Ribas do Rio Pardo, equipes da Vigilância em Saúde e Coordenação de Vetores intensificam os trabalhos preventivos e também de controle e bloqueio de focos do mosquito Aedes aegypti, causador do vírus da Dengue.

São duas equipes de Bloqueio de casos notificados de focos, atuando em bairros onde apresentam notificações de Dengue através da Rede Municipal de Saúde. As equipes realizam trabalhos mecânicos, eliminando possíveis criadores do mosquito Aedes aegypti como Garrafas, Latas, Pneus, Vasilhas de Água de Cachorro, Caixas d´água, brinquedos e outros materiais que possam armazenar água.

Além deste trabalho as equipes da Vigilância Sanitária realizam o uso do inseticida através UBV Costal que combate o Mosquito Aedes aegypti em fase adulta, sendo necessária a autorização do morador para aplicação dentro da residência. O trabalho dos Agentes de Endemias é feito rotineiramente, visitando as Casas e fazendo o trabalho de conscientização dos moradores para que possam auxiliar no combate ao mosquito causador do vírus da dengue.

Em locais onde existem moradores com suspeitas de terem contraído o vírus da Dengue as equipes de Coordenação de Vetores são informadas logo em seguida pelo Hospital 19 de Março e ESF para realização dos trabalhos de bloqueio, que são feitos ao em torno da propriedade, abrangendo uma área de mais de 300 metros do foco identificado.

É válido destacar que o trabalho preventivo é um esforço primeiramente do morador que deverá manter sua propriedade limpa e evitando a exposição de recipientes que possam se transformar em criadouros do Mosquito Aedes aegypti, tendo a supervisão do agente de Endemias que bimestralmente realizam visitas em suas residências.