Conferência Municipal de Saúde é realizada em Ribas do Rio Pardo com o tema Democracia e Saúde

02/04/2019 07h59 - Por: Charlin Castro

Este ano o tema da Conferência foi "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", sendo discutido três eixos principais: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, promoveu VII Conferência Municipal de Saúde na última sexta-feira (29). A Conferência contou com a presença de centenas de pessoas, entre moradores, usuários dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, Conselheiros de Saúde e vários outros conselhos comunitários, autoridades e servidores municipais.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.

"É importante a participação da população para que possamos debater e dialogar sobre a política pública de saúde em nosso município. Ouvindo as pessoas, conhecendo de perto as suas dificuldades, é que podemos aperfeiçoar a gestão e ampliar as conquistas e avanços já obtidos," destacou a Secretária Municipal de Saúde, Helenice Falcão.

A Conferência contou com uma importante palestra ministrada pela Enfermeira Shirley Santana Gonçalves acompanhada da Conselheira Estadual de Saúde, Eliane Gordo de Oliveira. Foram eleitos como delegados para próxima etapa da Conferência Estadual no Segmento Gestor, Rosana de Arruda Silva e Eduardo Souza Thomaz. Nos seguimentos Trabalhador e Usuários, Barbara Toledo Machado de Moraes, Raquel Aparecida Ribeiro, Rodrigo Carlos, Ivonete Piccolo Curzel e Terezinha dos Santos.

Ribas do Rio Pardo têm obtido muitas conquistas na área de saúde, como melhorias nos atendimentos e serviços oferecidos e aquisições de equipamentos modernos e de qualidade para melhor atender nossa população, destacando a aquisição do Arco Cirúrgico já instalado e em funcionamento e Raio-X para o Hospital 19 de Março ainda em fase de instalação.