Caminhada marca início da campanha do Setembro Amarelo

10/09/2018 09h22

Digite a legenda da foto aqui.

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, Paulo Cesar Lima Silveira, participou na manhã desta segunda-feira (10) de uma caminhada alusiva à campanha do Setembro Amarelo, pela prevenção do suicídio e valorização da vida. O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde, além de alunos de escolas estaduais e municipais cidadãos.

Os participantes percorreram a avenida Aureliano Moura Brandão com bexigas amarelas e também com panfletos informativos para serem distribuídos à população da rua e também nas lojas do comércio local. No ano de 2014 a Organização Mundial de Saúde estipulou o dia 10 se setembro como sendo o dia dedicado ao combate do suicídio e de ações de valorização da vida. Desde então neste mês são desenvolvidas uma série de atividades para ressaltar a importância da data.

No Brasil o Mato Grosso do Sul é o segundo em número de suicídios. Campo Grande está entre as cinco capitais nacionais com mais casos. Até agosto deste ano foram registradas mais de 900 tentativas por lá. Silveira agradeceu a presença de todos e salientou a importância da realização de eventos como este. "A população precisa se conscientizar e aprender não só a valorizar a vida, mas também reconhecer os sinais de que alguém próximo está precisando de ajuda."

Depois da caminhada as psicólogas Juliana Belloni e Luiza Nabarrete, do ambulatório de psicologia seguiram para a Câmara de Vereadores para uma conversa com profissionais e agentes comunitários de saúde sobre a importância do Setembro Amarelo.

PROGRAMAÇÃO

A caminhada marcou o início da campanha de prevenção ao suicídio e da valorização da vida. As atividades serão realizadas até o final do mês. Confira a programação:

11/09 a 15/09 - Atividades de orientação nas escolas do município. Saúde Mental na adolescência, automutilação e risco de suicídio.

18/09 – 13h:30min –Atividade Educativa Grupo Conviver: Saúde Mental e Qualidade de Vida na Terceira Idade

20/09 -19h:30min – Palestra: Prevenção em Saúde Mental. Local: Câmara Municipal

27/09 – 7h:30min – Sala de Espera Psiquiatria Local: UBS – Posto Central