Ribas do Rio Pardo receberá Unidade de Tratamento de Resíduos e equipamentos necessários para seus trabalhos

26/03/2019 17h03

O repasse total para Construção da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos é de R$ 799.993,75, recurso disponibilizado pela FUNASA, através do Ministério da Saúde.

A Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo constituiu Convênio com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) para construção de uma Unidade de Tratamento de Resíduos e Equipamentos necessários para realização de trabalhos junto à unidade.

O Convênio tem como finalidade de auxiliar municípios de Mato Grosso do Sul quanto a destinação de resíduos sólidos. A Construção da UTR vem de encontro com um trabalho já realizado em parceria com o Município que é a criação da Cooperativa de Catadores que nada data de 26 de março de 2019 esteve em reunião com o Secretário Municipal de Administração, Anibal Apóstolo Junior, apresentando toda documentação de regularidade da entidade.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n° 12.305, no seu Art.1°, dispõe sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. Para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, os governos são responsáveis por diminuir o uso de aterros sanitários, incentivando a coleta seletiva e reciclando os materiais.

O trabalho é um esforço da Administração Municipal para minimizar custos e impactos ambientais, bem como, beneficiar catadores de materiais recicláveis do Município que a partir do início das atividades terão mais qualidade e segurança nos seus trabalhos.

"É uma conquista muito grande para Ribas este trabalho, por isso nossa equipe está toda empenhada em acelerar o processo para que possamos iniciar a execução da obra e concluir o mais breve possível. Um trabalho que será um marco para a área ambiental e de saúde em nossa cidade", destacou o Prefeito Municipal, Paulo Cesar Lima Silveira.

A Prefeitura Municipal concluiu no mês de fevereiro o Plano Municipal de Saneamento Básico, também um trabalho realizado pela FUNASA em parceria com o Município. O Plano Municipal de Saneamento Básico é essencial para obtenção de recursos federais, sem o Plano os municípios brasileiros ficam impedidos de receber recursos do Governo Federal.