UNE capacita grêmios estudantis de Ribas do Rio Pardo

09/08/2018 10h57

Os grêmios representam os estudantes junto à direção nas demandas escolares

Digite a legenda da foto aqui.

Representantes dos grêmios estudantis das escolas estaduais de Ribas do Rio Pardo receberam a visita dos representantes da UNE (União Nacional dos Estudantes) para falarem sobre a importância da organização e da representatividade deles dentro das unidades. Estiveram presentes: o diretor da UNE em Mato Grosso do Sul, Gialyson Santos, o prefeito Paulo Cesar Lima Silveira, o Secretário da SEJEL, Jonas Moreira, a Secretária de Assistência Social Denise Medeiros, além de representantes da Ordem Demolay e do Rotaract.

Santos falou com os alunos sobre a organização do grêmio nas escolas, explicou as funções de cada departamento, o que deve e o que pode ser desenvolvido nas unidades para que a gestão deles seja sempre inovadora.

Ele também contou um pouco de como e quando surgiu o movimento estudantil no Brasil e ainda quais histórias ele vivenciou. "Estou à disposição para auxiliar e apoiar os estudantes até que o grêmio esteja atuando de forma eficaz." O prefeito disso que é preciso apoiar iniciativas como estas. "Os jovens precisam de auxílio para que suas ideias sejam colocadas em prática."

A UNE também vai colaborar com palestras sobre igualdade de gêneros, junto aos movimentos LGBT e sobre racismo, com a juventude negra da cidade. Ambas acontecerão durante a Semana da Juventude que será realizada em setembro.

SOBRE OS GRÊMIOS ESTUDANTIS

O grêmio estudantil é uma forma de organização composta pelos alunos de uma escola com o objetivo de representá-los de forma livre e autônoma. Ele promove o diálogo entre estudantes e os profissionais que atuam na unidade, como professores, coordenadores e diretor. É a entidade que também é responsável por realizar atividades culturais e esportivas no ambiente escolar.

Além de dar voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar e defender os interesses dos alunos, o grêmio é importante por ser uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de representar seus interesses e agir politicamente por meio da participação democrática, conciliando opiniões diversas por meio do diálogo. Assim, pode-se dizer que o grêmio ajuda a incentivar o protagonismo juvenil.

FONTE: Todos pela educação