2ª Edição dos Super Jogos é encerrada com muita alegria, diversão e principalmente inclusão entre todos os participantes

23/11/2018 10h27

A Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, realizou nos dias 22 e 23 de novembro a 2ª Edição dos Super Jogos. O objetivo dos Super Jogos é promover a interação, diversão e principalmente a Inclusão entre alunos da Escola Clínica Arco-íris e alunos de demais escolas e projetos atendidos pela Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo.

No ano de 2017, a 1ª Edição dos Super Jogos contou com a participação apenas de alunos da Escola Clínica Arco-íris, mas nesta edição os jogos foram aprimorados e o verdadeiro objetivo alcançado, que é incluir os jovens com deficiência nas atividades esportivas com demais alunos que não possuem deficiências.

O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa e, sem dúvida, é muito mais importante ainda para as pessoas com deficiência. Ao fazermos essa afirmação estamos nos baseando não apenas no que a atividade esportiva pode contribuir para o desenvolvimento físico de todas as pessoas, mas principalmente na sua possibilidade como poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão das pessoas com deficiências junto à sociedade. Mais que tudo, o esporte lhes propicia independência. O esporte para pessoas com deficiência existe há mais de 100 anos. Nos séculos 18 e 19 a contribuição das atividades esportivas foi maior no sentido da reeducação e da reabilitação de pessoas com deficiência.

Esta edição dos Super Jogos contou com a participação das Escolas Dr. João Ponce de Arruda, Eduardo Batista Amorim, Projeto Bom de Bola, Bom de Escola e Escolhinha de Futsal do Ginásio Municipal. Para este ano foram realizadas as modalidades de Futsal no Ginásio Municipal José Miguel Sanches Vigilato, Corrida, Salto em Distância e Arremesso no Estádio Municipal Argeu Silveira Lima.

A Cerimônia de Abertura dos Super Jogos foi um momento de grande emoção para os participantes, desde o Juramento feito por um aluno representante da Escola Clínica Arco-íris até o encerramento com as comemorações da Equipe Campeã, que por sinal foi a anfitriã dos Jogos (Pestalozzi).

"É uma alegria para nós ver o trabalho desta Secretaria gerando frutos positivos, ainda mais beneficiando nossos alunos da Pestalozzi que em peso se fizeram presentes aqui neste dia. Parabéns a todos e bons jogos", destacou o Prefeito Municipal, Paulo Cesar Lima Silveira.

Nesta sexta-feira (23) ocorreu as modalidades individuais no Estádio Municipal e o encerramento dos jogos que mesmo debaixo de muita chuva não atrapalhou as competições e muito menos tirou a animação e sorriso no rosto dos alunos participantes.

"Hoje vocês estão aqui mesmo debaixo de chuva, esta pode ser a sua maior dificuldade, mas esses alunos aqui da Escola Arco-íris lutam diariamente com muitas outras dificuldades e estão aqui felizes com sorriso no rosto", ressaltou o Professor Rafael dos Reis, um dos coordenadores dos Super Jogos.

Durante a segunda edição dos jogos, todos os alunos participantes foram premiados pela participação, independente de colocação.