Ribas do Rio Pardo receberá Programa de Inserção a Aprendizagem para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos

25/01/2019 08h03

O Ministério Público do Trabalho já notificou os empresários que necessitam realizar contratações de aprendizes para sua empresa e agora se iniciará a primeira fase do programa que é a identificação dos jovens que estão prontos para ingressarem no mercado de trabalho.

Na tarde desta quinta-feira (21) ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região uma reunião entre Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo e Judiciário para apresentação e início das atividades do Programa de Inserção a Aprendizagem.

A reunião contou com a presença do Juiz do Trabalho, Márcio Alexandre da Silva, José Ivanir, Superintendente do Ministério Público do Trabalho, Paulo Cesar Lima Silveira, Prefeito Municipal e do Secretário de Desenvolvimento, Diógenes Marques.

O Programa de Inserção a Aprendizagem tem como objetivo a contratação de aprendizes para empresas locais, tendo também a modalidade de aprendizagem a distância, onde o adolescente ou jovem participa de duas horas de aprendizagem online e duas horas dentro da própria empresa. O Ministério Público do Trabalho em Ribas do Rio Pardo já notificou os empresários que necessitam realizar contratações de aprendizes para sua empresa e agora se iniciará a primeira fase do programa que é a identificação dos jovens que estão prontos para ingressarem no mercado de trabalho.

É válido destacar que EPPs e Microempresas não estão obrigadas a realizar a contratação de aprendizes, porém que se necessário for, poderão realizar a contratação para sua empresa a qualquer momento, aderindo o programa.

O programa é realizado via SENAC e abrange administrativo, vendas e outras áreas de ingresso no mercado de trabalho. Após assinatura de parceria, a empresa envia documentos do menor ou jovem e recebe o contrato de trabalho, após isto está pronta para iniciar o trabalho.

O Programa de Aprendizagem abrange jovens de 14 a 24 anos que possuam RG, CPF e Carteira de Trabalho e esta será uma das contrapartidas do Município em parceria com a Justiça do Trabalho e Governo, será a confecção de documentos necessários para contratação do jovem como CPF, RG e Carteira de Trabalho.

Segundo o Juiz do Trabalho, Marcio Alexandre, diversos Prefeitos entraram em contato com o TRT demonstrando interesse no Programa, mas que Ribas do Rio Pardo foi o primeiro a oficializar a parceria no Programa.

"É uma alegria para nós estarmos aqui discutindo este programa. Ribas precisa de ações como esta para que nossos jovens possam ter acesso ao primeiro emprego e aprender. Além de aprender uma profissão é uma forma de colaborar com o futuro desses jovens", destacou o Prefeito Municipal Paulo Cesar Lima Silveira.

Para esclarecer aos empresários a importância da contratação do Aprendiz e principalmente para os adolescentes, jovens e familiares, a Prefeitura Municipal em parceria com o Tribunal do Trabalho realizará Audiência Pública para apresentação do Programa e início das atividades que deverão ocorrer no primeiro trimestre de 2019.