Prefeitura recupera Convênio com FUNASA e apresentará Plano Municipal de Saneamento Básico na próxima sexta-feira (5)

02/10/2018 09h38

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo apresenta na próxima sexta-feira (5) o prognóstico e o programa de projetos e ações pertinentes ao Plano Municipal de Saneamento Básico de Ribas do Rio Pardo.

Digite a legenda da foto aqui.

O Plano Municipal de Saneamento Básico deve ser elaborado pelas Prefeituras de todos os municípios do país e aprovado pelo Governo Federal para que eles possam receber verbas para Obras de Saneamento, além disso, o PMSB abrange quatro áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.

O Plano é um investimento de R$ 212.000,00 (Duzentos e doze mil reais), em parceria com a FUNASA que disponibilizou o valor de R$ 207.765,00 (Duzentos e sete mil, setecentos e sessenta e cinco reais) e obteve a contrapartida do Município de R$ 4.240,12 (Quatro mil, duzentos e quarenta reais e doze centavos). O Plano havia sido iniciado em 2011, teve o início de sua execução em 2012, mas ficou parado por falta de execução até o ano de 2017, onde a Administração Municipal retomou as ações e recuperou os Recursos que já se encontravam indisponíveis para aplicação do Plano.

Segundo o Departamento de Convênios o Plano é divido em três fases e já se encontra na 2ª Fase que é a apresentação do Plano Elaborado para posterior envio para Aprovação através de Projeto de Lei na Câmara Municipal, finalizando assim a 3ª fase. A bióloga e Chefe de Departamento de Meio Ambiente, Juliana Lopes Martins, explica que o Saneamento Básico envolve o abastecimento de água, o esgoto sanitário, a destinação correta de lixo para que seja feita a prevenção e o controle de doenças causadas por má condições de higiene como cólera e hepatite A.

O evento será realizado no período da manhã na Câmara de Vereadores às 7h30min. À tarde será promovido no Núcleo do Assentamento Nossa Senhora das Graças às 14h.