Com arrecadação de mais de três mil litros de óleo em Ribas, Projeto Papa óleo é encerrado com premiações e brincadeiras

29/11/2018 11h08

A escola Alcindo Vicente Ferreira foi a que conseguiu a maior quantidade, 350 litros.

Na tarde da última quarta-feira (28) foi encerrada a arrecadação promovida pelo projeto Papa Óleo, aplicado na escolas municipais de Ribas do Rio Pardo durante todo o ano de 2018 em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do departamento de meio ambiente. O evento aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes Miguel dos Santos Vigilatto e contou com a presença de pais, alunos e autoridades locais. Ao todo foram arrecadados 3 mil itros de óleo.

O Papa óleo é uma iniciativa da USE (União Social Ecológica) e é patrocinado pela Cargil e pelo óleo Liza. Ele foi desenvolvido em diversas cidades do Mato Grosso do Sul. Os alunos foram orientados a levarem para a escola o óleo sujo utilizado na cozinha de casa e que seria descartado no meio ambiente.

A partir de 100 ml de óleo entregue, o estudante receberia uma premiação, que poderia variar entre copos, quebra cabeças, hand spinner, televisores e até motocicletas (para a arrecadação superior à 40 mil litros). A diretora da escola Alcindo recebeu das mãos dos responsáveis pelo projeto um skate, que corresponde à arrecadação de 300 a 400 litros de óleo. Mais de 300 crianças foram premiadas na cidade.

De acordo com informações do projeto, quase 100% do óleo de fritura usado no Brasil é residencial e descartado no ralo da pia ou ainda direto no solo. A cada litro de óleo que é alocado junto com o lixo orgânico, vai para o aterro sanitário e pode contaminar um milhão de litros de água.

Diógenes Marques, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico lembrou a criançada que a arrecadação de óleo em casa não pode parar. "Comecem a recolher os resíduos agora para que na aplicação do projeto no ano que vem possam ser premiados."

O prefeito Paulo Cesar Lima Silveira recomendou que todos tenham zelo e carinho com o meio ambiente. "É muito bom saber que estamos cuidando bem do futuro da nossa cidade com iniciativas como esta."