Cidade Empreendedora: oficina organiza ações para estimular Agricultura Familiar

10/12/2018 06h31

A oficina faz parte do Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de promover o desenvolvimento local por meio de um trabalho conjunto com prefeituras municipais para identificar e atuar com foco em eixos estratégicos da economia para o crescimento.

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo em parceria com o Sebrae/MS realizaram no último dia 5 mais uma oficina para organizar as ações acerca da Agricultura Familiar, eixo escolhido como prioritário nos trabalhos do programa Cidade Empreendedora. A iniciativa está sendo aplicada desde o início deste ano e vai até o ano que vem.

Os participantes foram divididos em três grupos que trabalham nos âmbitos Social, Econômico e Ambiental. Através de um rodízio entre eles, todos puderam contribuir com opiniões sobre as três áreas. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribas do Rio Pardo, Diógenes Marques, os produtores rurais serão a mola propulsora da economia da cidade. "A produção individual é rentável, mas precisamos unir isso para melhorar ainda mais."

Durante a oficina foram apresentados nichos de mercado que podem ser explorados pelos produtores rurais, além de fornecer ainda dados mais precisos sobre os hábitos de consumo dos moradores locais.

A PALAVRA DELES Os participantes saíram da oficina bastante satisfeitos com a explanação e com a dinâmica. "As oficinas do programa Cidade Empreendedora são um grande incentivo para nós produtores nos organizarmos e passarmos a abastecer, principalmente, o mercado local.", disse Abel da Conceição Martins - Presidente da Associação dos Apicultores e Agricultores Familiares de Ribas do Rio Pardo – (Asa Ribas). "Achei a iniciativa muito boa. Saí otimista. Fiquei feliz de participar de uma reunião em parceria com o Sebrae. Acredito que, com mais investimentos, a nossa cidade vai melhorar bastante.", falou Hélio Francisco – Produtor Rural de Ribas do Rio Pardo.

CIDADE EMPREENDEDORA

O programa está dividido em oito pontos-chave que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.