Cidade Empreendedora começa a mudar realidade de produtores locais de Ribas do Rio Pardo

13/02/2019 14h14

Os agricultores de Ribas do Rio Pardo querem fortalecer a sua produção para fazer parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que investe na compra direta de produtos da agricultura familiar.


 
Por: Assessoria de Comunicação
 

Os agricultores de Ribas do Rio Pardo querem fortalecer a sua produção para fazer parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que investe na compra direta de produtos da agricultura familiar. Esse é o caso da agricultora Antônia Santos de Souza, do Assentamento Melodia, que participou da oficina de compras junto aos produtores da agricultura familiar nos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e PNAE, nesta segunda-feira (11), no salão de festas e eventos Maktub, em Ribas do Rio Pardo.

Antônia Souza comenta que a medida estimula o desenvolvimento econômico local de forma sustentável. "Essa iniciativa nos deixa muito aprendizado e queremos entrar nesse projeto de maneira organizada, porque produzo mandioca, batata doce, maxixe, tenho mais de 2.600 pés de abacaxi, então temos condições de abastecer o município através da nossa produção", afirmou.

Para o produtor Claudinei Antero dos Santos, a oficina ajudou com conhecimentos na parte da entrega da merenda escolar, além de receber um acompanhamento técnico. "É muito importante para que as propriedades locais possam se organizar para uma produção adequada e que consiga atender a cidade. Esse apoio garante melhores condições pela capacitação empreendedora", declarou.

A Diretora de Indústria e Comércio, Nalú Taís da Costa Secches, destacou que o programa Cidade Empreendedora está trabalhando na orientação para que o município aproveite 100% da sua produção. "Isso incentiva a agricultura familiar e permite que a economia do município se fortaleça, centralizando os recursos", falou ela, que também esteve presente na oficina.

Cidade Empreendedora

O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: http://www.sebraecidadeempreendedora.com.br/