Após quatros anos sem execução Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado em Ribas do Rio Pardo

09/10/2018 10h13.

Nesta sexta-feira (5) foi apresentado o Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade de Ribas do Rio Pardo. O evento contou com a presença de Secretários Municipais, representantes do funcionalismo público, da população e do prefeito Paulo Cesar Lima Silveira.

A elaboração do plano foi possível graças à retomada de um convênio da cidade com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). Ele começou a ser feito em 2011, foi paralisado e retomado em 2017. A entidade federal foi responsável pela liberação de R$207.765,00 21 e a prefeitura de Ribas entrou com uma contrapartida de R$ 4.240,12, totalizando R$ 212.000,00 para a execução do plano.

O saneamento básico é um conjunto de medidas que visam garantir a preservação ambiental e a manutenção de resíduos através de serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e águas pluviais. A cada dólar gasto em obras de saneamento, mais de 30 são economizados em saúde pública.

Bento da Silva Machado, técnico da FUNASA explicou que a elaboração do plano está prevista em lei e, a partir de 2019, as cidades que não tiverem plano de saneamento básico deixarão de receber verbas federais que seriam destinadas à manutenção do saneamento ambiental. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Marques, responsável também pelo Meio Ambiente, quando se fala em saneamento básico, se fala também em saúde e qualidade de vida da população.

Atualmente a cidade recolhe e faz a destinação correta de todos os seus resíduos sólidos. Este trabalho começou a ser executado este ano. Até então o lixo recolhido ia para um lixão. "Hoje não há mais pessoas trabalhando em condições insalubres e nem risco de contaminação dos lençóis freáticos, fazemos tudo de acordo com o que a legislação pede." Diógenes Marques salienta que é importante estar de acordo com a lei para que a cidade não perca recursos no futuro. "Temos no estado o ICMS Ecológico, ou seja, a cada meta ambiental atingida, cresce a nossa pontuação e isso retorna em recursos que podem ser aplicados em Ribas."

O Prefeito Municipal Paulo Cesar Lima Silveira disse que uma das palavras que regem a sua gestão é a recuperação. "Retomamos muitas obras, recursos e parcerias que estavam esquecidos e até quase perdidos. O plano de saneamento básico faz parte disso." O Prefeito Municipal, citou obras que estavam paradas como o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que será inaugurado ainda este mês, o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar e a rodoviária, cuja inauguração está prevista para dezembro deste ano. "O importante é não abrir mão. É lutar e buscar."

Na parte da tarde, foi realizado um novo encontro Setorial, desta vez no Assentamento Nossa Senhora das Graças e contou com a participação de moradores da região, que apresentaram todas as demandas do Assentamento para os devidos encaminhamentos.

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Ribas do Rio Pardo está em sua fase final e deverá ser entregue nos próximos meses para a População.