AGRICULTURA FAMILIAR: Eixo será trabalhado nas próximas fases do projeto Cidade Empreendedora

12/11/2018 06h11

A agricultura familiar foi o eixo escolhido entre os moradores de Ribas do Rio Pardo para ser trabalhado nos próximos meses de aplicação do projeto Cidade Empreendedora.

Lançado em setembro deste ano, a duração do programa é de 20 meses e ele é desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Nesta nova fase os moradores assistiram a uma palestra de sensibilização ministrada por Walter Heck, ex prefeito de Crissiumal, cidade localizada no interior do estado de Rio Grande do Sul, para explicar a importância da participação de todos os segmentos da sociedade no desenvolvimento e no crescimento econômico local.

Heck foi vencedor do prêmio Prefeito Empreendedor e foi prefeito de sua cidade por três mandatos. Atualmente ele percorre o Brasil contando sua experiência na gestão pública transformou a economia da região de Crissiumal.

Ele conta que, à frente da prefeitura, o planejamento era elaborado somente até a próxima eleição, ou seja, durava apenas quatro anos. "Nós mudamos o nosso pensamento e passamos a entender que prefeitos vem e vão, quem fica é a comunidade. Desta forma começamos a planejar as ações a longo prazo. O gestor diz ainda que o principal diferencial na sua região, foi fornecer conhecimento e capacitação para que a população pudesse aprender a produzir de maneira mais eficiente e com mais qualidade.

OFICINA

Depois da palestra os moradores foram convidados à participaram de uma oficina, conduzida por Eduardo Raslan, consultor do SEBRAE. Após uma explanação, os participantes foram divididos em grupos para debaterem os principais eixos que eles gostariam que fossem trabalhados.

Após a defesa de cada grupo e uma discussão dos pontos em comum existentes neles, o eixo da agricultura familiar foi escolhido. Diógenes Marques, Secretário do Desenvolvimento Econômico, classificou como excelente a escolha do eixo. "Acredito que a agricultura familiar será o verdadeiro indutor do nosso programa."

Silvio dos Santos Menezes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, disse que para ele o destaque aos pequenos produtores é a realização de um sonho. "Temos nos desenvolvido com grande dificuldade. Agora a economia só tem a ganhar."

Para o prefeito Paulo Cesar Lima Silveira, Ribas do Rio Pardo está muito bem representada neste campo de atuação. "Temos que trabalhar com que temos aqui. Podemos fazer muitas ações com pouco custo ou com nenhum. Precisamos que a população participe mais. É nossa missão conversar e trazer a sociedade para estas discussões.

Ele disse ainda que, economicamente, a cidade é uma das mais promissoras do Mato Grosso do Sul. "Estamos colhendo os frutos de projetos como o Dia de Campo, que já contabiliza muitas terras negociadas depois do evento. Temos o melhor potencial do estado, com florestas plantadas, pecuária e agricultura."