Técnicos do Iel visitam Ribas e convidam empresas a participar do PQF

18/04/2017 16h17

O curso começará em maio, terá duração de 12 meses e será realizado pelo Iel e o Sebrae

Por: Assessoria de Comunicação - Elias Luz

Da esquerda para a direita: Jean Asseff, do Iel; Diógenes Marques, assessor de Indústria e Comércio; e o Prefeito Paulo Tucura Da esquerda para a direita: Jean Asseff, do Iel; Diógenes Marques, assessor de Indústria e Comércio; e o Prefeito Paulo Tucura

Uma equipe técnica do Instituto Euvaldo Lodi (Iel), ligado à Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), está visitando as empresas atuantes em Ribas do Rio Pardo com a finalidade de levá-las a participar do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF). As visitas começaram nesta terça-feira, 18 e vão até quarta-feira, 19.

De acordo com Jean Asseff, técnico de suporte do Iel, o objetivo da visita é sensibilizar os empresários a participarem do PQF, que tem como finalidade melhorar o desempenho das pequenas empresas no fornecimento de produtos e serviços às grandes empresas e também ao poder público, nas esferas municipal, estadual e federal. "A previsão para o início das atividades está marcada para o mês de maio, após o evento anual de certificação das empresas no município de Três Lagoas", explicou Asseff.

Em Ribas do Rio Pardo, a primeira fase do PQF consiste em qualificar as empresas indicadas dentro dos requisitos básicos de fornecimento às indústrias e a órgãos públicos, adequando sua gestão às esferas fiscais e ao atendimento às normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e Meio Ambiente (MA). Nesta etapa, serão trabalhadas as áreas de regularização fiscal, melhoria de desempenho financeiro, melhoria da gestão comercial, mapeamento de processos, fluxograma e organograma, atendimento às normas de saúde e segurança do trabalho, atendimento à legislação ambiental e responsabilidade social.

Segundo Jean Asseff, este programa representa o compromisso do Sistema "S" com o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva e, no caso de Ribas do Rio Pardo, também vai evidenciar os potenciais de crescimento de diversas empresas atuantes nos mais variados setores que compõem a economia. O assessor da prefeitura para assuntos de Indústria e Comércio, Diógenes Marques, está acompanhando os técnicos do Iel nas visitas. Ele explicou que nesta primeira turma o número de empresas participantes vai oscilar entre 10 e 15. "As outras turmas serão maiores e em um futuro bem próximo teremos muitas empresas com o certificado do PQF", disse Marques.

O Prefeito Paulo Tucura destacou que em Três Lagoas as empresas que participaram do PQF realizado pelo Iel se sobressaíram, cresceram e acabaram fazendo muito mais negócios, além de terem contratado mais funcionários. "Sabemos da realidade da indústria e do comércio de Ribas do Rio Pardo e estamos trabalhando para que todos se fortaleçam e, em outra frente de trabalho, estamos atraindo empresas para que se instalem no município. Com o PQF, vamos qualificar empresas e também com o Sistema S traremos vários cursos para capacitar e qualificar trabalhadores", frisou o Prefeito Paulo Tucura.