Palestra do programa Cidade Empreendedora propõe plataformas de empreendedorismo para empresários da cidade

27/11/2018 11h08

A ação contou também com a participação de representantes de instituições bancárias que possuem agências na cidade para atender individualmente aqueles interessados em sanar as dúvidas sobre linhas de crédito ou renegociação.

Na última segunda-feira (26) Ribas do Rio Pardo sediou mais uma palestra do programa Cidade Empreendedora, que está sendo aplicado desde o começo deste ano na cidade pelo SEBRAE, em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Desta vez o tema foi "Como identificar oportunidades de negócios." O evento foi realizado no plenário da Câmara dos Vereadores e aconteceu simultaneamente à Semana Nacional de Crédito.

Além das autoridades e dos empresários presentes, a ação contou também com a participação de representantes de instituições bancárias que possuem agências na cidade para atender individualmente aqueles interessados em sanar as dúvidas sobre linhas de crédito ou renegociação.

O vereador Carlos Cesar Lopes disse que eventos como este são muito importantes e que os moradores da cidade devem despertar para isso. "Nós precisamos saber o que podemos fazer pela cidade para gerarmos mais vagas de emprego e renda. "

Para Henrique Marino, presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade, saber identificar as oportunidades de negócios é um assunto essencial para ser abordado aos comerciantes locais. "Isso não é política. É uma oportunidade de crescer e se desenvolver sem ter que ficar esperando ajuda. "

Diógenes Marques, Secretário do Desenvolvimento Econômico, revelou que para que toda a população seja sensibilizada é preciso haver mudanças na cultura local. "O progresso da cidade está chegando. Várias empresas pesquisam oportunidades todos os dias. Sem capacitação elas podem ser perdidas. Ribas do Rio Pardo alcançará 55 mil habitantes em 10 anos, é preciso saber em que lugar queremos estar até lá. "

A gerente regional do Sebrae MS, Josi Signori explicou que enxerga o potencial da região. "Sabemos o quanto podemos fazer pela cidade com ações que geram credibilidade e desenvolvimento. "

O prefeito Paulo Cesar Lima Silveira falou que conhece muito a realidade de Ribas, sabe das dificuldades da população e reconheceu que o desafio é muito grande. "É necessário despertar agora antes que seja tarde demais. Pesquisem sobre o trabalho do Sebrae. Se nosso município não tivesse potencial, eles não estariam aqui."

SOBRE A PALESTRA A consultora do Sebrae, Patrícia Monteiro Nunes explicou que sua fala teve como objetivo despertar o empreendedorismo nos empresários para que eles possam aprender na prática a identificar o que pode ser considerado uma boa oportunidade de negócio.

"Isso pode ser feito com pesquisas e enquetes e vai de encontro com a dinâmica do programa Cidade Empreendedora que vai traçar um mapa de oportunidades com eixos principais para a população saber em qual empreendimento investir.

Ela disse ainda que as pesquisas servem para saber como se comporta o mercado regional. "Muitas vezes queremos vender um serviço que não é tão útil em determinado lugar. É preciso saber se vai ter mercado para aquele produto que queremos vender. "

SOBRE AS OPORTUNIDADES

Patrícia lembrou que as boas oportunidades possuem algumas características essenciais que devem ser levadas em consideração. "Elas criam valor significativo para o cliente, oferecem potencial de lucro e são duráveis ao longo do tempo. "