Diante da necessidade, Ribas já tem área adequada para construção do Quartel do Corpo de Bombeiros

27/09/2017 13h57

Por: Assessoria de Comunicação - Rodrigo dos Santos

Prefeito Paulo Tucura, vice-prefeito Dutra Junior, procurador jurídico Dr. Cerilo Casanta, secretário Diógenes, vereadora Fabiana Galvão acompanharam os Oficiais do Corpo de Bombeiros em visita a terreno que pode receber o Quartel do Corpo de Bombeiros.Prefeito Paulo Tucura, vice-prefeito Dutra Junior, procurador jurídico Dr. Cerilo Casanta, secretário Diógenes, vereadora Fabiana Galvão acompanharam os Oficiais do Corpo de Bombeiros em visita a terreno que pode receber o Quartel do Corpo de Bombeiros.

Os gigantescos incêndios florestais das últimas semanas em Ribas do Rio Pardo (MS) reforçaram ainda mais o trabalho da Administração Municipal e entidades para que o município tenha Quartel do Corpo de Bombeiros Militar. Isso foi o que ficou claro durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro. Inclusive área com posição estratégica já está disponível.

A reunião aconteceu na Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e contou com a participação do prefeito Paulo Tucura, do vice-prefeito e secretário de Obras Luiz Carlos Dutra Júnior, do Coronel Bombeiro Militar Frederico Reis Pouso Salas, do Tenente Coronel Waldemir Moreira Junior, da vereadora Fabiana Galvão, do vereador Luiz do Sindicato, do secretário de Desenvolvimento Econômico Diógenes Marques, do procurador jurídico do município Dr. Cerilo Casanta Calegaro Neto e do chefe da Defesa Civil Marcelo Ferreira.

Com um imenso território de 17.308,805 km² (maior que muitos países), Ribas do Rio Pardo é um dos maiores municípios em extensão territorial do Mato Grosso do Sul. Só de florestas plantadas são mais de 215 mil hectares. Em casos de emergências de incêndios, o socorro é feito com caminhões pipa, o que não é suficiente, pois faltam profissionais especializados. Mas, isso deve mudar em breve.

"O Corpo de Bombeiros veio procurar o prefeito municipal de Ribas com intuito disso mesmo, de a gente estar viabilizando a construção, a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Foi uma conversa bem produtiva. A gente está vendo com bons olhos a intenção do prefeito, dos vereadores que participaram da reunião, dos secretários e, a gente espera em pouco tempo estar tornando essa conversa em algo mais concreto e, futuramente estar trazendo o Corpo de Bombeiros Militar de MS aqui para o município de Ribas do Rio Pardo", disse o Coronel Frederico Reis Pouso Salas.

Após a reunião, todos os participantes foram visitar uma área, localizada na Avenida Júlio Viana que, após todos os trâmites legais é indicada para receber a construção do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar. "Nós já estávamos conversando com o Tenente Coronel Moreira e com o Coronel Frederico até mesmo antes desses focos incêndios. Mas agora, nós vamos aproveitar essa oportunidade que o Governo de MS está disposto a nos ajudar, implantar aqui se possível um Quartel aqui em Ribas do Rio Pardo com 25 bombeiros que é o ideal pra gente atender não só nossa população, mas também nossas florestas, pois nós temos a segunda maior floresta de eucalipto do estado e temos produção de soja que está crescendo muito, temos uma pecuária muito forte, precisamos desse Quartel", disse o prefeito Paulo Tucura.

De acordo com o secretário municipal de Obras Luiz Carlos Dutra Junior, o terreno apresentado é adequado para receber a unidade do Corpo de Bombeiros. "Ribas tem sim a intenção, tem a gestão política e nós já apresentamos um terreno para alocar esse quartel e, nós vamos trazer, com fé em Deus e muito trabalho, um Quartel do Corpo de Bombeiros para cidade de Ribas do Rio Pardo. É uma necessidade urgente, está evidente com esses incêndios que tivemos há duas semanas. Precisamos de apoio dos militares não só para incêndios, mas também para ações de educação, qualidade de vida do nosso povo, pra evitar os acidentes principalmente com incêndios e o Corpo de Bombeiros é crucial pra isso", disse Dutra.

Nós próximas semanas o prefeito de Ribas do Rio Pardo Paulo Tucura, o vice-prefeito Luiz Carlos Dutra Junior, vereadores e empresários de vários setores vão solicitar agenda com governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, com a Sejusp e com o comando da Corporação de Bombeiros Militares de MS para análise da situação e a disposição do município.