Programa Cidade Empreendedora capacita professores da rede municipal e alunos terão espaço gastronômico na Feira Municipal

20/02/2019 11h46

Na tarde desta quarta-feira (20) as 17h na Feira Municipal será inaugurado o Programa Educação Empreendedora com o Espaço Gastronômico na Feira Municipal desenvolvido pelos professores.

Professores da Rede Municipal de Ensino de Ribas do Rio Pardo receberam treinamentos através do Programa de Educação Empreendedora no Projeto "Jovens Empreendedores Primeiros Passos, braço do Programa Cidade Empreendedora ao qual a Prefeitura Municipal aderiu junto ao SEBRAE.

Direcionado a alunos do ensino fundamental, o curso "Jovens Empreendedores Primeiros Passos", incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae/MS incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores, com dedicação, vontade de fazer diferente, e que busque desenvolver autonomia em si e nos estudantes, sendo então protagonistas dessa transformação.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser via essencial que integra as três precedentes.

Na tarde desta quarta-feira (20) as 17h na Feira Municipal será inaugurado o Programa Educação Empreendedora com o Espaço Gastronômico na Feira Municipal desenvolvido pelos professores, onde serão vendidos alimentos produzidos por alunos e pelos próprios professores.