Professores encerram PNAIC com Seminário

13/07/2018 10h00

A abertura foi realizada na Câmara dos Vereadores na última quinta-feira (12)

Digite a legenda da foto aqui.

Os professores da rede municipal de ensino encerraram as atividades do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em Ribas do Rio Pardo, com um Seminário. A abertura foi realizada na Câmara dos Vereadores na última quinta-feira (12).

O evento contou com apresentações artísticas de alunos da cidade e também com palestras das formadoras regionais do PNAIC Patrícia Machado e Ariadene Pulcherio, que fazem parte da coordenadoria Regional Metropolitana-CRE 2/SED/MS.

Nesta sexta-feira (13) foram apresentados os eixos dos temas abordados durante as formações do programa como as linguagens oral e escrita na educação infantil, a presença de arte e ciências da natureza no ciclo da alfabetização, alfabetização matemática e livros infantis. No período da tarde, também neste dia, os professores participarão da oficina "Contos e Recontos"

SOBRE O PNAIC

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de "Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

Ao aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participam de uma formação, cuja carga horária é de 180 horas. Para gerenciamento das atividades da formação continuada deste programa, os cursistas (professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos) devem ser cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC, que é responsável pela geração dos dados para certificação desses cursistas.

A formação é destinada aos professores que atuam na Ed. Infantil, professores alfabetizadores e a um coordenador pedagógico por Unidade Escolar.

FONTE: Governo do Distrito Federal