Prefeitura de Ribas recebe ônibus novo com elevador para cadeirantes

17/05/2017 19h11 - Atualizado em 17/05/2017 19h11

Por: Assessoria de Comunicação - Rodrigo dos Santos

FOTOS: Rodrigo dos Santos

Prefeito Paulo Tucura fez a entrega juntamente com o secretário de educação e o responsável pelo setor de transportes para o servidor que vai dirigir. Prefeito Paulo Tucura fez a entrega juntamente com o secretário de educação e o responsável pelo setor de transportes para o servidor que vai dirigir.

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS), por meio da secretaria municipal de Educação conta agora com mais um ônibus escolar com conceito de acessibilidade e inclusão. O prefeito Paulo César Lima Silveira (PMDB), "Paulo Tucura", o secretário de Educação Douglas Souza da Silva e o chefe de transportes Agnaldo Umbelino Soares receberam o veículo novo na tarde desta quarta-feira, dia 17 de maio.

O ônibus foi adquirido por meio do programa Caminho da Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que estava cadastrado do Governo Federal. O veículo vai atender alunos da zona rural da linha "Andorfato" e ficará na responsabilidade do servidor público Manoel Cézar Rodrigues da Silva, motorista que recebeu as chaves do prefeito Paulo Tucura.

O ônibus conta com capacidade de acomodar 36 alunos, conta com plataforma elevatória veicular, áreas reservadas (box) para a acomodação da cadeira de rodas com o seu ocupante ou cão guia, poltronas preferenciais, com cinto de segurança subabdominal, comunicação visual interna e externa, com simbologia específicas e sinalização tátil de todas as informações e orientações disponíveis. É especial para alunos com deficiência e mobilidade reduzida.

De acordo com o secretário municipal de Educação Douglas Souza da Silva, o ônibus é uma aquisição importante para o município. "Os dias vão passando, os meses vão passando e as coisas vão chegando ao eixo. É um projeto do FNDE e a secretaria de Educação já estava contemplada com esse veículo. A gente fez toda a finalização da documentação no início desse ano e, graças a Deus mais um veículo pra dar mais conforto para as nossas crianças", disse Douglas.

O prefeito Paulo Tucura diz ter ficado feliz em saber que os estudantes da zona rural terão mais conforto e segurança e também que, os técnicos da secretaria de Educação trabalham para que os resultados em prol da população aconteçam de forma ágil.

"Fico feliz pela agilidade da equipe por conseguir liberar o ônibus no curto espaço de tempo, pois, mesmo já cadastrado, nós sabemos da dificuldade da documentação para que o ônibus chegue ao município e hoje estamos recebendo ele aqui. É esse o trabalho que queremos e estamos fazendo. É esse o trabalho que tenho solicitado os nossos secretários, agilidade, empenho, para que as coisas aconteçam em um tempo mais rápido possível", disse o prefeito.

O município de Ribas do Rio Pardo (MS) conta com 82 linhas rurais de transporte escolar. Dessas, 22 linhas são atendidas propriamente pela prefeitura com 18 veículos (ônibus e kombis) e quatro ônibus cedidos pelo Estado. As 60 linhas restantes são do transporte terceirizado.

A prefeitura oferece ainda gratuitamente 8 linhas de transporte para o ensino superior para alunos que estudam em universidades e faculdades em Campo Grande.