Escola Municipal Iracy da Silva Almeida realiza homenagem no Dia Internacional da Mulher

09/03/2018 11h26

Na última quinta-feira (8), foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e a Escola Municipal Iracy da Silva Almeida prestou uma homenagem às mulheres da Unidade de Ensino.

Todas as 73 funcionárias receberam o carinho da direção e as homenageadas foram 2 (duas) mães de alunos e as senhoras Maria e Cristina, a ação da homenagem foi coordenada pelo professor Lucas Lopes. De acordo, com a diretora Edervania Malta a ação teve envolvimento e dedicação de todos os funcionários para que o ambiente escolar ficasse alegre e atrativo nesta data especial.

Dia Internacional da Mulher

Em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para 10 horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, em um ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1911, foi instituído que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).