X Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada com a presença em massa de seu público alvo

22/11/2018 12h04

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente realizaram nesta quarta-feira (21) a sua Décima Conferência Municipal.

As Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente são importantes instrumentos de mobilização, identificação e discussão dos problemas e deficiências existentes na estrutura de atendimento à criança e ao adolescente em âmbito municipal, bem como de encaminhamento de propostas para sua solução. A partir das Conferências, é também possível promover a articulação de ações entre as diversas autoridades, comunidade e órgãos públicos que, direta ou indiretamente, têm atuação na área da infância e da juventude (notadamente aqueles responsáveis pelos setores de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer), com o desenvolvimento de estratégias para sua atuação conjunta quando do atendimento dos casos que lhes são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário e mesmo aqueles que, por qualquer outro meio, chegam a seu conhecimento.

Estiveram presentes na Conferência o Presidente Municipal do CMDCA Euipedes Dias, a Presidente Estadual do CMDCA, Vera Lúcia da Silva Ramos, a Secretária Municipal de Assistência Social, Denise Medeiros e o Prefeito Municipal, Paulo Cesar Lima Silveira. Além de representantes governamentais, a Conferência contou com a participação de membros de Projetos Sociais atendidos pelo Executivo Municipal, Grêmios Estudantis, Técnicos, Psicólogos, Educadores Sociais e Professores da Rede Municipal de Ensino.

O Tema da X Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente deste ano foi ""Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências", e contou com uma Palestra direcionada ao tema com o Promotor de Justiça da Comarca de Ribas do Rio Pardo, Dr. George Zarour Cezar.

"Os adolescentes participaram ativamente das discussões das propostas durante a conferência e além disto com todo entusiasmo debatendo sobre seus direitos diante das entidades e poder público presente. Eles são nossos protagonistas nesta conferência e também no dia-a-dia. Foi muito satisfatório ver a atuação de cada um deles durante as rodas de diálogo e levantamento de propostas para melhorias no atendimento de nossas Crianças e Adolescentes", destacou a Secretária Municipal de Assistência Social, Denise Medeiros.

Após apresentação e discussão de propostas foi realizada a Eleição dos Delegados Municipais que representaram Ribas do Rio Pardo na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que será realizada em 2019, onde será a oportunidade para representantes da sociedade civil e do governo dialogarem sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no Mato Grosso do Sul.