Prefeitura Municipal realiza atendimentos psicossocial e fornecimento de refeições aos moradores em situação de rua

31/01/2019 06h23

A Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo há anos realiza atendimentos psicossociais para moradores em situação de rua em toda cidade através do CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social).

Além dos atendimentos que já existiam, em 2017 a Administração decidiu junto à equipe da Secretaria de Assistência Social intensificar os atendimentos passando a fornecer vários outros serviços como refeições com intuito de combater a fome nas ruas.

No CREAS a equipe técnica do setor atende os moradores em situação de rua com serviços de abordagem social, onde os técnicos vão in loco realizar um trabalho de conscientização dos serviços ofertados pela rede pública e encaminhamento à sede do CREAS. Após serem encaminhados os moradores em situação de rua recebem atendimentos como higienização, busca ativa de seus familiares, passagens para suas cidades de origem e internação voluntária. Além de todos esses serviços prestados, os moradores em situação de rua recebem alimentação de segunda-feira à sexta-feira a partir das 11h na sede do CREAS.

"O trabalho ofertado pela Secretaria de Assistência Social através do CREAS é indispensável à população Riopardense, porque além de ofertar os serviços que aqui foram expostos, atende-se, diariamente, pessoas adultas, idosos, portadores de deficiência, migrantes, imigrantes que foram vitimados e/ou tiveram seus direitos violados. Atuando, ainda, com medidas socioeducativas aos adolescentes em conflito com a Lei." Destacou Filip Teixeira Silva Balbino, Diretor de Proteção Social Especial.

Os atendimentos rotineiros são realizados das 07h às 11h tendo disponível para os serviços, Psicólogos, Educadores e Assistentes Sociais que diariamente se esforçam para melhor atender este público e minimizar as situações de violações á que são expostas diariamente. O prédio do CREAS fica localizado na Avenida Nelson Lírio, 1375, Centro ao lado da Autoescola Rio Pardo em frente à Escola Alcindo Vicente e o telefone para contato é 67 3238-1819.

A população pode colaborar com as atividades realizadas, destinando ao CREAS roupas e cobertores que não são mais utilizados para que possam dar conforto e qualidade para os moradores em situação de rua.