Jovens que nasceram em 2001 deverão procurar a Junta Militar para Alistamento no Serviço Militar até o mês de junho

18/01/2019 09h56

Os jovens brasileiros que nasceram em 2001 devem procurar a Junta Militar no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Ribas do Rio Pardo, localizada na Rua Conceição do Rio Pardo, Centro. A Junta Militar realiza atendimentos diários das 07h às 13h.

O prazo para o alistamento no serviço militar já começou. Os jovens brasileiros que nasceram em 2001 devem procurar a Junta Militar no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribas do Rio Pardo, localizada na Rua Conceição do Rio Pardo, Centro. A Junta Militar realiza atendimentos diários das 07h às 13h.

Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar.

Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, recebem treinamento nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Dispensa Contudo, há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar do município para deixar de participar do alistamento. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.

Serviço alternativo Há ainda a possibilidade de se alistar para fazer um serviço alternativo. Isso é possível quando o candidato tem convicções religiosas ou políticas que o impedem de servir às Forças Armadas. Nessas situações, o líder religioso, político ou filosófico deve redigir uma declaração para justificar o pedido. Junto da declaração, o jovem precisa entregar o requerimento de prestação de serviço alternativo.