Em Ribas gestantes recebem enxovais, informação e muito carinho no Grupo Menina Mulher

17/11/2017 08h49

Assistente social Raquel Mercedes Amorim Bolis durante orientação com as gestantes do Grupo Menina Mulher.Assistente social Raquel Mercedes Amorim Bolis durante orientação com as gestantes do Grupo Menina Mulher.

No sexto mês de gestação, Marussa Rabelo de 27 anos, encontrou no Grupo Municipal de Gestantes Menina Mulher da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS), não só informações importantes para saúde dela e do bebê, como também oportunidade de qualificação.

"Vale muito a pena participar aqui e aprender. E outra coisa, os cursos que eles oferecem aqui é muito bom, porque às vezes é dificultoso só na capital ter curso e, aqui o CRAS oferecendo esses cursos é muito bom. E o kit de enxoval que nós recebemos ajuda muito. Muitas famílias não têm condições de comprar, então é muito bom", disse a futura mamãe.

No último dia 6 de novembro foi realizado mais um encontro e, na oportunidade, foram entregues os enxovais. A reunião contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Célia Regina, da primeira-dama do município, professora Graziela Fontebassi, da coordenadora do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social), Tânia Maria Ferreira Dias, da assistente social Raquel Mercedes Amorim Bolis e toda equipe do CRAS.

De acordo com a assistente social Raquel Mercedes Amorim Bolis, o grupo de gestantes funciona a cada 15 dias com as gestantes que fazem a inscrição.

"A gente tem palestras, rodas de discussões e também o artesanato e atividades físicas voltadas para o período gestacional que elas estão passando. Elas ainda recebem informações sobre saúde, período de gestação, pré-parto, pós-parto, cuidados com o bebê, cuidados com a saúde da mulher e também sobre previdência social e licença maternidade", explica Mercedes.

Raquel acrescenta que as gestantes são convidadas a participar de cursos e tem também as aulas de artesanato que acontecem no CRAS especificas para gestantes.

Serviço

Para participar do Grupo Municipal de Gestantes Menina Mulher é preciso que a gestante tenha a carteirinha do pré-natal. "Ela precisa estar cadastrada na unidade de saúde, realizando o pré-natal ai ela vem para o grupo e a gente faz a inscrição dela", destaca Raquel.

Lembrando que todas as participantes do grupo recebem o enxoval. As gestantes que por motivo de saúde não podem participar da reuniões, elas levam o atestado, documento médico informando que elas não podem se deslocar para participar das reuniões.

Telefone e Localização

A gestante que quiser se inscrever no Grupo Menina Mulher é só procurar o CRAS no horário de atendimento ao público das 7h às 11h. O CRAS está localizado na Rua José Coleto Garcia – Edifício Filadelfo, Centro Histórico, próximo do Centro de Convivência do Idoso. O telefone é o (67) 3238-2363.