Curso de Transformação e Beneficiamento Caseiro da Mandioca é encerrado no CRAS com mais de quinze participantes

26/04/2019 18h52

Com o apoio do Sindicato dos Trabalhos Rurais e SENAR a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social encerrou mais um Curso de Qualificação no CRAS. Desta vez o SENAR ofertou através do CRAS o Curso de Transformação e Beneficiamento Caseiro da Mandioca para mais de quinze mulheres cadastradas para receber os Cursos ofertados pela Secretaria de Assistência Social.

Presente nas refeições do sul-mato-grossense, seja no churrasco ou acompanhando as demais refeições, a mandioca foi considerada o alimento do século pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A raiz pode ser utilizada para o preparo de diversos alimentos, desafio proposto no curso de 'Beneficiamento e transformação caseira da mandioca', realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS. As participantes aprendem receitas de bife empanado, bolo de mandioca, pão de queijo, chipa, coxinha, croquete, palmito, torta salgada, pudim e bom-bocado, além da farinha e do polvilho doce de mandioca. Além das receitas são adquiridos conhecimento de noções de higiene no preparo dos alimentos, cuidado com a limpeza dos alimentos para evitar a contaminação e o surgimento de doenças através dos alimentos . "Fico feliz em proporcionar através do Prefeito Paulo Tucura e de nossa equipe do CRAS, mais esta oportunidade de aprendizagem para mulheres em nossa cidade. Em tempos difíceis é uma forma de fomentar o empreendedorismo e principalmente proporcionar para que aprendam a produzir alimentos com qualidade trazendo assim melhorias na produção de suas próprias refeições", destacou a Secretária Municipal de Assistência Social, Denise Medeiros.

O curso de beneficiamento e transformação caseira da mandioca iniciou no dia 22 e se encerrou na última quarta-feira (26) no CRAS e contou com a presença da equipe do CRAS e do SENAR. O Prefeito Municipal Paulo Tucura não se fez presente devido às agendas na cidade de Brasília em busca de recursos e liberação de projetos pendentes nos Ministérios e órgãos do Governo Federal.