Prefeitura Municipal divulga informações sobre Ouvidoria Municipal para sugestões, denúncias e reclamações

25/10/2018 11h37

O Departamento de Ouvidoria Municipal é voltado para o recebimento de sugestões, denúncias e reclamações a respeito do Executivo Municipal e é um canal para que as ações da Administração Municipal sejam mais eficazes.

A Ouvidoria do Município tem por objetivo ao receber, encaminhar e acompanhar denúncias, reclamações, solicitações e sugestões feitas pelos cidadãos, quanto à prestação de serviços públicos em geral e as diversas atividades administrativas, no município de Ribas do Rio Pardo, inclusive ao receber elogios e congratulações encaminhados aos Administradores, alcançar o bem-estar social e a satisfação das diversas atividades administrativas da Prefeitura Municipal, sem prejuízo das competências funcionais privativas das Secretarias e demais órgãos desta Administração Pública Municipal.

O Ouvidor não é o representante da Prefeitura ou do Prefeito junto à população, mas sim o inverso, trata-se do canal institucional por meio do qual as demandas mais gerais da população chegarão ao conhecimento da Administração Municipal. Dessa forma, o Ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o cidadão informado.

Assim, o papel da Ouvidoria não é o de procurar e apontar defeitos na ação da Prefeitura, mas funcionar como uma espécie de "controle de qualidade do serviço público", apontando falhas e acertos e auxiliando na busca de soluções para os problemas. A Ouvidoria poderá trabalhar com dois tipos de público: interno e externo. O público interno são os servidores e empregados do Executivo Municipal que utilizam, de forma democrática, a ouvidoria como canal para manifestar seus anseios, denunciando, representando, elogiando, criticando ou sugerindo. Nesse sentido, a ouvidoria permite uma administração participativa. O público externo são pessoas ou grupos que demandam os serviços oferecidos pelo órgão público e utiliza a Ouvidoria como canal para se manifestarem.

Em Ribas do Rio Pardo, o cidadão ou servidor, poderá procurar a Ouvidoria que fica no prédio da Prefeitura Municipal e realizar seus pedidos, sugestões, denúncias ou reclamações. É importante destacar que as demandas devem ser identificadas podendo o requerente se dirigir à Ouvidoria ou apenas entrar em contato pelo telefone (67) 3238-1175, Ramal 234 ou pelo e-mail ouvidoria@ribasdoriopardo.ms.gov.br.