Energisa realiza reunião com Gestores Municipais para esclarecimentos sobre constantes quedas de energia e aumento da fatura

25/01/2019 11h56

Durante a reunião, a empresa Energisa firmou o compromisso diante do Prefeito Municipal, Vereadores e Assessoria Jurídica de que a partir de segunda-feira (28), quatro equipes, mais as equipes locais da empresa realizarão manutenção de cruzetas e de toda a rede para que o problema possa ser resolvido.

Na tarde desta quinta-feira (25) a empresa Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica a pedido do Prefeito Municipal Paulo Cesar Lima Silveira, realizou reunião com Gestores Municipais e Vereadores para esclarecimentos sobre as constantes quedas de energia no Município.

A empresa encaminhou o Assessor Estadual de Relacionamentos com grandes clientes e Poder Público Dian Brito e técnicos de manutenção para dar todos os esclarecimentos necessários sobre as causas da queda de energia. A equipe apresentou todos os problemas ocorridos nos últimos dias em Ribas do Rio Pardo, informando que foram duas situações diferentes, sendo que na primeira queda a causa foi danos em várias cruzetas que por consequência deixou toda a cidade sem iluminação. Outra que que aconteceu na última quarta-feira a empresa informou que houve um problema em um dos dois alimentadores que servem ao município, deixando assim outro alimentador ficou sobrecarregado o que fez com que ele parasse de funcionar por várias horas.

Em 2018 o Prefeito Municipal esteve em Campo Grande em reunião com a Energisa discutindo melhorias para o fornecimento de energia em Ribas do Rio Pardo. Durante a reunião o Prefeito Municipal esteve acompanhado de Engenheiros Elétricos do Município onde solicitaram a Ampliação da Subestação de Ribas do Rio Pardo. De acordo com a empresa os problemas em Ribas se devem por falta de manutenção em cruzetas e cabeamentos que transmitem energia até a sede do Município.

Outra cobrança do Prefeito Municipal e vereadores presentes foi o aumento no valor da tarifa da população. De acordo com informações repassadas a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Vereadores: a empresa se apoia em duas argumentações: a primeira é de que o calor que vem ocorrendo em Ribas do Rio Pardo está batendo recordes, o que forçaria equipamentos como geladeira, freezer e ar-condicionado a trabalharem mais; a segunda é o aumento da carga tributária, que não é especificado pela concessionária, mas recolhido por ela, como o PIS/Cofins, que, de setembro a dezembro, subiu de 3,74% a 6% sobre o valor da conta. Questionada do porquê de as tarifas de São Paulo, estado vizinho, serem bem menores, a Energisa apontou a densidade demográfica como justificativa. Segundo a concessionária, por ser pouco povoado, Mato Grosso do Sul acaba gerando um custo maior para cada consumidor.

A empresa mencionou que sua última atualização de valores foi feita há nove meses e lembrou que a próxima já está marcada para abril, mês em que as tarifas poderão ter novo reajuste. O Prefeito Municipal, solicitou que a Procuradoria Jurídica tomasse todas as providências cabíveis para que esses dados informados pela empresa possam ser analisados cuidadosamente.

É valido destacar que os moradores que se sentirem lesados de alguma forma em relação a cobrança da tarifa de fornecimento de energia elétrica, poderá procurar o Procon ou Ministério Público Estadual, acionando assim a empresa para que não haja nenhum tipo de prejuízos aos consumidores. Outro ponto que é válido destacar é que se o morador tiver algum eletrodoméstico danificado pela falha de energia, poderá entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento e pelo telefone 0800 722 7272 ou acessando o site da concessionária.

A empresa também se comprometeu em realizar melhorias no sistema de atendimento, devido as muitas reclamações dos usuários, principalmente sobre os horários de funcionamento do órgão. Será feito um trabalho de melhoria do atendimento, bem como, contratação de mais funcionários para realizarem os atendimentos na empresa.